Se aprecia o trabalho de Fernando Girão e gosta de saber as novidades do artista, inscreva-se como membro e valide a sua inscrição no email recebido.
Até Breve
Se aprecia o trabalho de Fernando Girão e gosta de saber as novidades do artista, inscreva-se como membro e valide a sua inscrição no email recebido.
Até Breve
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  BRAZIL-TRIBUTEBRAZIL-TRIBUTE  RegistarRegistar  Últimas imagensÚltimas imagens  GaleriaGaleria  EntrarEntrar  
Encomende Aqui - Fado Negro
Galeria
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 Empty
Últimos assuntos
» MIGALHAS CÓSMICAS”
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptyTer maio 17, 2011 1:54 am por FanClub

» Onda Jazz com Fernando Girão e Luiz Avellar
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptyTer Mar 22, 2011 7:26 pm por FanClub

» Fernando Girão - Espectaculos
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptyQui Fev 03, 2011 4:41 pm por FanClub

» FERNANDO GIRÃO | SEXTETO EM OVAR
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptySex Jan 28, 2011 11:42 pm por FanClub

» Fernando Girão
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptySeg Jan 17, 2011 3:58 pm por FanClub

» Fernando Girão e Luiz Avelar - 10.12.2010
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptyTer Dez 07, 2010 9:57 pm por FanClub

» A nossa vida é um fado.
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptySeg Out 25, 2010 8:40 pm por Jotace

» FERNANDO GIRÃO NO ONDA JAZZ - ALFAMA - 11-11-2010
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptySeg Out 25, 2010 8:03 pm por Jotace

» Miguel Braga e Fernando Girão no Onda Jazz - 2003
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptySeg Out 25, 2010 5:23 am por FanClub

iTunes ( Brazil A Tribute )
ITunes ( Fado Negro)
À venda na FNAC
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Visitantes
música
Musica
Obrigado pela sua visita

 

 Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008

Ir para baixo 
AutorMensagem
Reporter
Convidado




Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 Empty
MensagemAssunto: Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008   Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptyTer Nov 25, 2008 2:09 am

Fan Club Entrevistou Fernando Girão.
Transcrevemos na integra para vossa apreciação e participação.


Entrevista com Fernando Girão



FanClub -

P: Foi criado no passado dia 14 de Outubro de 2008 o seu Fan Club, na Internet, uma iniciativa de pessoas que tem sentido a sua ausência no Mundo Musical em Portugal. O que achou desta Iniciativa?



Fernando Girão -

R: Só posso ficar feliz por todos os motivos, significa que faço o meu trabalho de forma correcta, que é sentida a minha “ausência” e que sou “apreciado” ao ponto de ser criado um fan club por iniciativa de pessoas que gostam do que tenho feito dentro da musica com as quais eu nunca tinha tido um contacto antes…

Quero com isto dizer, que se por um lado ter um fan club é algo normal para um artista, por outro, é muito gratificante que o mesmo seja feito por pessoas que nada ganham com isso, a não ser (é claro) o meu eterno agradecimento. Isso faz-nos sentir bem com a vida e com o que fazemos





FanClub -

P:Qual a sua opinião sobre o panorama musical em Portugal neste momento?



Fernando Girão -

R: Creio que neste momento, a música está num ponto de franca dualidade, ou vai haver uma mudança radical pela positiva, ou então as coisas ficarão ainda mais negativas (e isso é quase impossível) para o sector musical.



FanClub -

P: Na sua opinião existem grandes músicos com o devido reconhecimento em Portugal?



Fernando Girão -

R: Pouquíssimos (grandes) músicos são reconhecidos em Portugal, parece acontecer algo muito louco e sem sentido: Eu ouço muita gente dizer que o Português não gosta de si mesmo!, ora, se isso for verdade, o “devido reconhecimento” para os músicos será algo utópico enquanto a mentalidade for tão negativa



FanClub -

P: Notou-se a sua ausência em Portugal no mercado discográfico desde 2003, alguma razão especial que queira partilhar?



Fernando Girão -

R: Olhe, eu considero que ser artista, é muito mais que uma profissão, é em todos os sentidos uma missão. Como tal, não faço música para preencher os tempos livres nem por hobby, tudo relacionado com arte, para mim é algo sagrado, deve ser tratado com muito respeito. Nos últimos tempos, viajei muito, pensei mais e finalmente aluguei um estúdio por tempo indeterminado.

Neste momento (como resultado desse interregno) tenho 7 trabalhos (já estou em estúdio gravando um CD de baladas com uma roupagem diferente do que fiz até hoje) prontos para serem negociados e editados.



FanClub -

P: E esses novos trabalhos vão continuar na gaveta ainda por quanto tempo?



Fernando Girão -

R: Como já acima comentei, os trabalhos estão só dependentes de quem os queira editar, é esse o tempo que ficarão na “gaveta”.



FanClub -

P: Em que categoria considera a conceitualização da sua música, em virtude da diversidade?



Fernando Girão -

R: Considerando que sou descendente de Portugueses, e que todo Português é por herança, descendente de Descobridores (não digo isto para fazer charme) , ajo na música com a vontade de descobrir (também) cada vez mais. Se os meus conhecimentos vão evoluindo, como posso ser honesto comigo, se não tentar fazer a cada disco algo que seja um passo adiante no meu trabalho? assim como há quem faça a mesma música durante uma carreira inteira, deixem que eu tenha o direito de fazer exactamente ao contrário.



FanClub -

P: Considera que no seu trabalho tem sido o aspecto financeiro que o move?



Fernando Girão -

R: Embora não me possa queixar, pois além de tudo, ganho a minha vida trabalhando no que gosto, seria uma afronta para a grande maioria da humanidade, que vive com extrema dificuldade, ganhando salários de miséria, essa resposta, eu acho melhor ser feita a algum funcionário do banco onde tenho conta



FanClub -

P: Acha importante para a divulgação do trabalho de um Artista musical o uso das novas tecnologias de informação como a Internet?



Fernando Girão -

R: Importantíssimo, quer nos agrade ou não, a Internet é o futuro. Prevejo principalmente duas coisas: serão os artistas que tenham qualidade suficiente (e não os fabricados em estúdio) para estarem num palco, tocando ao vivo, sem truques, os que terão possibilidade de trabalhar.

Só venderá música “fisicamente” (entenda-se fora da Internet) quem tenha “trabalhos” com capas bem elaboradas e originais além da qualidade da música apresentada.

Aqueles que tenham um público fiel e culto musicalmente, pois creio que as pessoas de uma certa camada etária, estão (finalmente), fartas de tanta música enlatada e sem conteúdo.

Como nota final, desejo dizer que as grandes companhias de discos, as multinacionais, são as causadoras desta crise no sector (além da agravante da crise financeira generalizada) pois sempre cobraram um preço muitas vezes superior ao custo real de um CD ou qualquer suporte musical. Sem falar no exorbitante imposto aplicado pelo Estado em relação à música, ao ser considerada um luxo e não cultura.



FanClub -

P: Considera importante o contacto com os seus Fãs?



Fernando Girão -

R: O artista que não respeita quem lhe dá de comer, é para mim, algo muito estranho, pois é evidente que não se pode desprezar quem nos faz bem…



FanClub -

P:Considera que o seu trabalho como Artista/Compositor tem sido divulgado convenientemente?



Fernando Girão -

R: Essa pergunta é muito difícil de ser respondida, considerando tudo aquilo que já lhe respondi nas respostas anteriores. Mas se me pergunta se o meu trabalho poderia ser (muito) melhor divulgado, é claro que a resposta é sim



FanClub -

P: Sabemos que está a criar um novo idioma sonoro no qual trabalha continuamente, alguma razão especial para isso?



Fernando Girão -

R: Simplesmente ânsia de liberdade criativa, coisas novas, expandir e explorar todas as possibilidades que me venham à cabeça. Fazer de uma canção várias ao mesmo tempo, viajar e levar o ouvinte na minha viagem, que automaticamente passa a ser de ambos, a música é dividida democraticamente entre criador/ouvinte.





FanClub -

P: Considera que o facto dos seus progenitores serem músicos, (cantora e guitarrista) , influenciaram a sua vida?



Fernando Girão -

R: Totalmente, eles foram os maiores incentivadores (e também os mais críticos) para que eu seja hoje o que sou, em todos os aspectos



FanClub -

P: Quer falar algo sobre a forma como se vê como Artista?



Fernando Girão -

R: Só desejo deixar uma herança de honra aos meus filhos, e ser honesto com aqueles amigos e incógnitos que sempre apoiaram o meu trabalho e a minha forma de estar na arte.



FanClub -

P: Qual a sua razão para estar ligado ao Clube de Compositores Caiubi?



Fernando Girão -

R: A divulgação e simultaneamente o apoio que merece uma iniciativa como essa. O Clube Caiubi, representa a vontade (abrindo caminhos) do músico, do artista, de estar acima dos modismos, de poder viver dignamente sem depender das grandes empresas discográficas, dos movimentos do mercado, e das campanhas milionárias que são feitas para produtos musicais que na sua essência nada valem, além do que essas “máquinas” conseguem.



FanClub -

P: Com quais dos estilos musicais que tem a “riqueza” do seu trabalho se identifica mais?



Fernando Girão -

R: Considero que todos são meus filhos, cada um tem o seu lugar, no coração da minha arte



FanClub -

P: O que representa Luiz Avellar para si em termos musicais?



Fernando Girão -

R: Um dos maiores pianista/músico com quem tive o prazer enorme de tocar e fazer trabalhos musicais, incluindo a assinatura de várias composições em parceria, o que muito me honra.



FanClub -

P: Qual o músico que mais admira?



Fernando Girão -

R: Todos os que tocam com amor, virtuosismo (há várias formas de virtuosismo) e entrega. São muitos, mas infelizmente ainda não chegam para mudar o mundo…



FanClub -

P: O que pensa de si como Músico que gostaria de nos transmitir?



Fernando Girão -

R: Alegria, harmonia, originalidade, e acima de tudo honestidade. Gostem mais ou menos do que faço, que sintam que é sincero.



FanClub -

P: Gosta mais de compor ou escrever?



Fernando Girão -

R: Cada coisa é diferente e tem o seu lugar de igual tamanho. Mas o que gosto mais é da junção de ambas.



FanClub -

P: Considera que o seu trabalho influencia positivamente novos valores musicais portugueses que estão a surgir?



Fernando Girão -

R: Prefiro que seja o tempo e os próprios “músicos” a responderem a essa pergunta, por mim, se influenciar alguém, que seja uma boa influência



FanClub -

P: Sabemos que escolheu Portugal como País para viver, Alguma razão especial para isso?



Fernando Girão -

R: De tudo aquilo que conheço, Portugal culturalmente tem muitos defeitos, mas, por outro lado, ainda é um País com pouca violência, ao contrário da grande maioria de outras partes do mundo, para além do seu clima que é fantástico e amigo.



Novembro de 2008
Ir para o topo Ir para baixo
Jotace
Colaboradores



Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Actividade : 4
Pontos : 56749
Data de inscrição : 20/10/2008

Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 Empty
MensagemAssunto: Re: Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008   Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008 EmptyQui Dez 18, 2008 1:32 am

Esta muito oportuna entrevista é tudo o que faltava para nos colocar 'em dia' com o Girão. Muitas perguntas que os mais atentos fariam acerca dele, encontram aqui a sua resposta. Pela parte que me toca, agradeço-vos a publicação da mesma. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://zonadinamica.19.forumer.com/
 
Fernando Girão - Entrevista -Novembro/2008
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aurélio Gomes Entrevista Fernando Girão
» Fernando Girão -Natal/2008
» Fernando Girão é...
» Fernando Girão
» Fernando Girão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Trabalhos Profissionais :: Entrevistas-
Ir para: